Época balnear arranca hoje em 127 praias do Norte com 84 bandeiras azuis

Época balnear arranca hoje em 127 praias do Norte com 84 bandeiras azuis

14/06/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A época balnear de 2025 começa este sábado em 127 praias da região Norte de Portugal, das quais 84 ostentam a bandeira azul — um símbolo de qualidade ambiental que certifica as melhores praias, sejam costeiras ou fluviais. Este ano, foram registadas seis saídas do galardão em relação a 2024.

As praias de Árvore (Vila do Conde), Frente Azul, Seca e Silvalde (Espinho), Vila Praia de Âncora (Caminha) e a praia fluvial de Merelim São Paio (Braga) deixaram de ter bandeira azul em 2025, conforme divulgado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). Em contrapartida, a praia fluvial de Cavadinho, em Braga, conquistou este ano o galardão.

De acordo com a ABAAE, a marina de Vila Nova de Gaia também saiu da lista das bandeiras azuis. A nível nacional, são 404 praias galardoadas, distribuídas por diversas regiões do país.

No Norte, as praias com bandeira azul abrangem 15 concelhos, entre eles Caminha, Viana do Castelo, Braga, Vila Verde, Esposende, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Fafe, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia e Espinho. Vila Nova de Gaia lidera com 19 praias galardoadas, seguida por Matosinhos (17), Viana do Castelo (11), Póvoa de Varzim (8) e Vila do Conde (5).

Este ano, o período oficial da época balnear no Norte decorre de 14 de junho a 14 de setembro, conforme definido na portaria publicada no Diário da República de 30 de abril.

Entre as nove novas águas balneares criadas em Portugal em 2025, destacam-se as de Rodanho e Foz do Lima, ambas em Viana do Castelo, anunciou o Ministério do Ambiente e Energia a 31 de maio.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reforçou o acesso à informação sobre a qualidade da água através do portal infoagua.apambiente.pt, promovendo maior transparência e segurança para os banhistas.

Foto:  Bruno Filipe Pires