
Serralves em Festa de volta este fim de semana
01/06/2023O Serralves em Festa está de volta este fim de semana, após um hiato de três anos motivado pela pandemia. Este evento, dirigido a diversos públicos e de acesso gratuito, proporcionará uma variedade de expressões artísticas em diferentes horários. A última edição, realizada em 2019, atraiu aproximadamente 250 mil pessoas.
Durante os dias 2, 3 e 4 de junho, desde sexta-feira à noite até domingo à noite, Serralves transformar-se-á num palco de festa sem paragens, com 50 horas de espetáculos para todos os gostos. Além disso, as atividades expandem-se para além dos limites do local, com apresentações pela Baixa, Praça dos Leões, Praça Carlos Alberto, Cordoaria, Igreja da Lapa e Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a partir de quinta-feira, dia 1 de junho.
Ao longo desses dias, diversos locais serão animados por performances e espetáculos artísticos. O Groupe Acrobatique de Tanger e Maroussia Diaz Verbèke apresentarão um circo contemporâneo em locais como o Largo Amor de Perdição, as praças de Gomes Teixeira e Carlos Alberto, e o Jardim do Morro. Na Igreja da Lapa, haverá um concerto de música eletroacústica pelo grupo interdisciplinar gamut inc.
O Serralves em Festa oferecerá uma ampla programação ao longo das suas 50 horas de duração, abrangendo música, performance, artes circenses, dança e cinema. Entre os destaques musicais estão os pioneiros do “acid house”, 808 State & Michael England, Mouse on Mars, Rui Reininho, BCUC da África do Sul, Oren Ambarchi & João Pais Filipe e Sarathy Korwar dos Estados Unidos. Nas artes performativas, será possível apreciar espetáculos de circo contemporâneo, como “FIQ! (Réveille-toi)” do grupo acrobático de Tânger, e dança contemporânea, como “The Goldberg Variations” de Michiel Vandevelde.
Para garantir o acesso ao evento, a STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto) reforçará as ligações de autocarros, mantendo o serviço contínuo mesmo durante as madrugadas de sábado e domingo. Um serviço especial de vaivém estará disponível, ligando Serralves à Boavista, com paragens na estação de metro Casa da Música durante o dia e nos Aliados durante a noite e madrugada.