86.ª Volta a Portugal arranca hoje na Maia com prólogo de 3,4 km

86.ª Volta a Portugal arranca hoje na Maia com prólogo de 3,4 km

06/08/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Arranca esta quarta-feira, na Maia, a 86.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, com um prólogo de 3,4 quilómetros que irá atribuir a primeira camisola amarela da principal prova do ciclismo nacional. Rafael Reis (Glassdrive-Q8) parte como principal favorito para vencer este contrarrelógio curto e explosivo, numa especialidade onde já triunfou por seis vezes na “Grandíssima”.

“Estamos conscientes de que vai ser uma Volta bastante dura, com bastante calor”, afirmou Rafael Reis, que tentará dar um primeiro triunfo à sua equipa antes de assumir o papel de apoio ao russo Artem Nych, atual detentor do título, que tentará revalidar a vitória conquistada em 2023.

A edição deste ano conta com um total de 1.581 quilómetros, distribuídos por onze etapas e um dia de descanso. O percurso é pouco favorável aos sprinters e privilegia os trepadores, com cinco chegadas em alto, incluindo as subidas à Senhora da Graça (prevista para domingo, condicionada pela situação dos incêndios florestais) e à Torre (Serra da Estrela), marcada para o dia 14.

Além de Artem Nych, destacam-se como principais candidatos à vitória final o francês Alexis Guérin (também da Glassdrive-Q8), o colombiano Jesús David Peña (AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense) e o equatoriano Jonathan Caicedo (Petrolike).

O português Iúri Leitão, campeão olímpico de pista nos Jogos de Paris 2024, marca presença pela segunda vez na Volta e aponta como objetivo principal a vitória na etapa que terminará em Viseu, a 11 de agosto.

Foto: Volta a Portugal