Zonas ribeirinhas de Gondomar inundadas e ruas cortadas
06/02/2026As zonas ribeirinhas do concelho de Gondomar encontram-se inundadas na sequência da forte tempestade que provocou a subida significativa do nível das águas dos rios Douro, Sousa e Ferreira. A Câmara Municipal de Gondomar emitiu um alerta à população, apelando à máxima cautela e ao cumprimento rigoroso das interdições decretadas.
Em Gramido, os passadiços estão encerrados e o acesso ao Parque Polis encontra-se totalmente inundado, impossibilitando a circulação de pessoas. A autarquia alerta para o perigo nestas áreas, habitualmente muito frequentadas.
Na Foz do Sousa, a Rua do Armazém está cortada à circulação rodoviária, enquanto a Avenida da Foz do Sousaapresenta trânsito condicionado. Toda a zona da praia fluvial de Zebreiros encontra-se inundada e interdita a veículos e peões.
Em Jovim, a situação afeta a Avenida Beira-Rio, o acesso à praia e outros arruamentos ribeirinhos, todos eles submersos pelas águas. Já em Melres, estão vedadas à circulação várias artérias, nomeadamente as ruas das Quintãs (Largo da Feira), Midões, Portagem, Praia, São Martinho, São Bartolomeu e da Praça, incluindo o acesso ao areal de Moreira.
No caso de Covelo, o trânsito está proibido na Rua Além do Rio e o Parque de Merendas foi encerrado por motivos de segurança.
A Câmara de Gondomar reforça que a aproximação às zonas ribeirinhas e a circulação em áreas inundadas “constituem um risco sério para a segurança de pessoas e bens”, apelando à colaboração de todos para evitar situações de perigo enquanto se mantiverem estas condições meteorológicas adversas.
Foto: CM Gondomar



