
Vice-presidente da Câmara do Porto agredido por antigo estratega de Rui Moreira e assessor de Pedro Duarte
13/06/2025Filipe Araújo, atual vice-presidente da Câmara do Porto e candidato independente à presidência da autarquia, terá sido agredido esta semana por Vasco Ribeiro, antigo estratega de comunicação de Rui Moreira e, até hoje, responsável pela comunicação da candidatura de Pedro Duarte (PSD) à mesma Câmara.
A informação foi avançada pelo Público e ocorre num momento de crescente tensão política no Porto, com o aproximar das eleições autárquicas.
Filipe Araújo é visto como o sucessor natural de Rui Moreira, integrando o movimento independente Fazer à Porto. Na atual campanha, tem-se distanciado claramente dos partidos, recusando convites para integrar listas partidárias. Um dos seus lemas de campanha é claro: “Não sou de partidos. Sou do Porto.”
Segundo o Público, o PSD terá tentado, em mais do que uma ocasião, convencer Filipe Araújo a concorrer sob a sua bandeira, mas o vice-presidente rejeitou todas as abordagens.
Já Vasco Ribeiro, professor universitário e especialista em comunicação política, foi diretor de campanha de Rui Moreira nas autárquicas de 2021 e ocupou o cargo de chefe de gabinete do presidente da Câmara até janeiro deste ano. Ribeiro passou recentemente para a candidatura social-democrata liderada por Pedro Duarte.
A alegada agressão, cujos contornos ainda não foram oficialmente esclarecidos, marca um ponto crítico na disputa política pela liderança da autarquia portuense.
A candidatura de Pedro Duarte ainda não se pronunciou sobre o afastamento de Vasco Ribeiro, nem sobre o incidente.
Foto: DR