“Viaje Sem Pressa”: campanha de fiscalização da velocidade arranca no distrito do Porto
19/01/2026A primeira de 11 campanhas de fiscalização previstas para este ano por PSP, GNR e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) arranca na terça-feira no distrito do Porto, com o objetivo de sensibilizar os condutores para os riscos associados ao excesso de velocidade, segundo o comunicado conjunto emitido esta segunda-feira.
A iniciativa, denominada “Viaje Sem Pressa”, combina ações de fiscalização da PSP e GNR com campanhas de sensibilização da ANSR, estendendo-se até 26 de janeiro nos distritos do Porto, Setúbal e Viana do Castelo.
No distrito do Porto, as operações começam na Estrada Nacional 12 (Matosinhos/Porto), seguindo-se, na quarta-feira, o quilómetro 33,9 da EN 13, em Estela, Póvoa de Varzim, segundo o mesmo comunicado. Na quinta-feira, a fiscalização decorre na avenida 23 de Julho de 1833, no Seixal, e na sexta-feira no quilómetro 17,5 da EN 10, em Coina, Barreiro. Após uma pausa no fim de semana, a campanha termina na segunda-feira na avenida Paulo VI, EN 13, em Viana do Castelo.
PSP, GNR e ANSR recordam que a velocidade é responsável por um terço das mortes nas estradas e que, em 2025, 64% das infrações registadas estiveram relacionadas com excesso de velocidade. A campanha é a primeira de 11 incluídas no Plano Nacional de Fiscalização de 2026, que abordará também o álcool, o uso do telemóvel e, pela primeira vez, os utilizadores vulneráveis.
“As consequências mais graves da sinistralidade rodoviária podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada”, alertam as forças de segurança e a ANSR, segundo o comunicado conjunto emitido esta segunda-feira.



