Vem aí muito frio: Temperaturas descem em força

Vem aí muito frio: Temperaturas descem em força

13/01/2023 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O inverno está a chegar: as temperaturas amenas sentidas em Portugal em 2023 podem terminar este fim de semana, sobretudo no domingo: o nosso país poderá enfrentar uma situação de muito frio, sobretudo no interior, e possibilidade de queda de neve nas serras do norte do país e na Serra da Estrela. As temperaturas podem baixar entre 3 e 6 graus, por isso, é recomendável um agasalho.

Mas até lá chegar, as altas pressões vão continuar a dominar, embora sejam expectáveis períodos de chuva no Norte e em alguns pontos da região Centro, sobretudo nos distritos de Aveiro, Viseu e Coimbra. A chuva “deverá atingir todo o território” apenas no domingo, embora esteja prevista a sua chegada já esta sexta-feira ao norte e centro de Portugal. “No domingo, a chuva deverá atingir todo o território. A chuva deverá continuar nos primeiros dias da semana, mas com descida da temperatura. Esta sexta-feira vamos ter uma ligeira subida e o regresso da chuva. A partir de domingo, vai continuar a chuva, mas aí com descida de temperatura, tanto dos valores mínimos como máximos. No entanto, tudo indica que a precipitação será essencialmente no norte e centro, e vai chegar ao sul no domingo, com pouca intensidade”, explicou a meteorologista Ângela Lourenço.

Mas é sobretudo o frio que podemos esperar, devido à chegada de uma massa de ar polar marítimo que vai entrar pela Península Ibérica já a partir de domingo, que vai sair reforçada no início da próxima semana.

As temperaturas máximas, que em Lisboa têm andado entre os 16 e 17 graus por estes dias, vão baixar para os 14ºC, enquanto as mínimas, na capital, vão situar-se entre os 7 a 8 graus. No interior o frio vai sentir-se mais intensamente. No Alentejo, Évora não vai passar dos 3 a 4 de mínimas. Já a Guarda vai oscilar entre os 0/1 e os 5/6 graus, Bragança entre os 2/3 a 8/9 graus, e Vila Real e Viseu dos 1/2 aos 9º/10 graus