
União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos vence concurso de rusgas no Porto
03/07/2022As tradicionais Rusgas saíram à rua neste sábado, 2 de julho, com as tradições e os costumes a percorrerem novamente o coração da cidade do Porto. A União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos foi a vencedora desta edição.
Foi uma tarde de verdadeira festa (e verão) no centro da cidade do Porto e que a Rádio metropolitana Porto teve o privilégio de acompanhar em Direto.
As sete freguesias saíram mais uma vez às ruas para cumprir a tradição das Rusgas, destaque da programação das Festas de São João e que retomaram depois de dois anos de interrupção devido ao cancelamento das festividades devido à pandemia.
Da Rua de Santa Catarina à Praça General Humberto Delgado, com passagem pela Rua de Fernandes Tomás, Rua da Trindade e pela Rua do Dr. António Luís Gomes, as freguesias desfilaram neste sábado, 2 de julho, os seus melhores trajes, entoaram os melhores cânticos e encheram a cidade de ritmos e muita cor, perante milhares de pessoas que se juntaram nas ruas para ver passar as rusgas.
A rusga vencedora foi agraciada assim com o título de melhor formação nas Rusgas de São João deste ano e levou para casa um troféu especialmente desenhado para a ocasião pela artista Madalena Martins.
Os prémios foram entregues por Fernando Paulo, vereador da Educação e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, e por César Navio, administrador da Ágora – Empresa Municipal de Cultura e Desporto do Porto.
Classificação das Rusgas de São João 2022:
1º – União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos: 217 pontos
2.º – Junta de Freguesia do Bonfim, representada pela Associação de Moradores da Lomba: 195 pontos
3.º – Junta de Freguesia de Campanhã, representada pela Associação Cultural e Desportiva do Bairro do Falcão: 192 pontos
4.º – União de Freguesias do Centro Histórico: 178 pontos
5.º – Junta de Freguesia de Ramalde: 174 pontos
6.º – União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com a participação do Orfeão da Foz do Douro: 153 pontos
7.º – Junta de Freguesia de Paranhos, representada pelo Rancho Folclórico de Paranhos: 147 pontos