
Último adeus ao verão: chuva e descida acentuada das temperaturas chegam este domingo
17/10/2025Este sábado, 18 de outubro, marca o fim dos dias de calor em Portugal continental. A partir de domingo, o tempo muda de forma significativa, com o regresso da chuva, vento forte e uma descida acentuada das temperaturas, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a meteorologista Ângela Lourenço, do IPMA, a mudança no estado do tempo deve-se ao enfraquecimento do bloqueio atmosférico sobre o Reino Unido e à passagem da corrente de jato (jet stream) sobre a Península Ibérica, o que permitirá a chegada de sistemas frontais atlânticos.
“Hoje ainda teremos temperaturas elevadas, semelhantes às dos últimos dias, mas a situação vai mudar gradualmente, sendo mais evidente no domingo”, explicou a especialista à agência Lusa.
O sistema frontal começa a aproximar-se já este sábado, trazendo consigo os primeiros sinais de instabilidade. No domingo, a chuva deverá estender-se a quase todo o território nacional, com maior intensidade no norte e centro. No Baixo Alentejo e Algarve, a precipitação poderá ser menos frequente.
O vento também se fará sentir, especialmente no litoral a norte do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, onde poderá atingir níveis fortes.
As temperaturas máximas vão descer entre 5 a 7 graus Celsius, podendo a queda chegar aos 9 graus nas regiões do norte. As temperaturas mínimas deverão manter-se estáveis.
Durante a próxima semana, o tempo instável vai continuar, com períodos de chuva intercalados com abertas. A precipitação deverá ser mais persistente no norte e centro do país.
Até ao final da semana, prevê-se que as máximas se fixem nos 23 a 24 °C no centro e sul e entre 19 a 20 °C nas regiões do norte. O verão despede-se, e o outono chega em força.
Foto: DR