ULS Gaia/Espinho descentraliza consultas hospitalares de ortopedia e urologia
18/02/2026A Unidade Local de Saúde de Vila Nova de Gaia/Espinho (ULSGE) iniciou este mês a descentralização de consultas hospitalares de ortopedia e urologia para centros de saúde, num projeto-piloto que deverá ser alargado a outras especialidades.
Até agora, os doentes referenciados pelos cuidados de saúde primários tinham de se deslocar ao Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia. Com este novo modelo, são os médicos especialistas que passam a realizar consultas nos centros de saúde de Valadares e Canidelo, numa primeira fase, podendo o projeto ser alargado a outros locais consoante os resultados obtidos.
A iniciativa pretende promover maior proximidade aos utentes e evitar deslocações desnecessárias, reforçando a articulação entre cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários. Segundo a diretora clínica para os Cuidados de Saúde Primários da ULSGE, Sónia Bastos, este modelo permite ainda que as equipas hospitalares se concentrem nos casos mais complexos ou em especialidades que não podem ser descentralizadas.
Já o presidente do conselho de administração da ULSGE, Luís Matos, sublinha que esta estratégia reflete o verdadeiro objetivo das Unidades Locais de Saúde: aproximar os cuidados de saúde das pessoas, garantindo melhor acesso, respostas mais rápidas e cuidados de maior qualidade.
As especialidades de ortopedia e urologia foram escolhidas por estarem entre as mais procuradas no hospital de Gaia. A endocrinologia deverá integrar o projeto numa fase seguinte, assim que estejam reunidas as condições clínicas para o seu agendamento.
De acordo com a ULSGE, é expectável que este projeto-piloto assegure, numa primeira fase, pelo menos 2.300 primeiras consultas nas especialidades já descentralizadas.
Foto: CM Vila Nova de Gaia



