“Nunca hesitarei em confrontar as ameaças à América”, afirma Trump sobre o Irão
25/02/2026O presidente norte-americano, Donald Trump, acusou o Irão de estar a desenvolver armamento nuclear e de trabalhar na construção de mísseis capazes de atingir os Estados Unidos, afirmando: “Nunca hesitarei em confrontar as ameaças à América onde quer que seja necessário”
As declarações foram feitas durante o discurso do Estado da União, realizado na noite de terça-feira, 24 de fevereiro (madrugada de quarta-feira em Portugal), considerado o maior discurso do Estado da União de sempre, com uma duração de 1h48m.
Neste discurso, trump abordou diversos temas de política interna e externa, destacando as acusações ao Irão. Afirmou estarem a desenvolver uma arma nuclear e alega estarem a trabalhar: “para construir mísseis que em breve poderão atingir os EUA”
O presidente norte-americano ameaçou realizar novos ataques caso os líderes do Irão não cheguem a um acordo e advertiu que “foram avisados para não fazerem novas tentativas de reconstruir o seu programa de armas, em particular as nucleares”.
Atualmente, os Estados Unidos da América mantêm uma forte presença militar no Golfo Pérsico, a maior desde 2003, e planeiam reforçá-la.
Em resposta, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Ismail Bagaei, negou as acusações classificando-as como “grandes mentiras” sobre o programa nuclear Iraniano e declarou ainda que “Ninguém deve deixar enganar-se por essas falsidades proeminentes”.



