
Trofa Saúde adquire Hospital Escola Fernando Pessoa em Gondomar
22/07/2025O grupo Trofa Saúde anunciou esta terça-feira a aquisição do Hospital Escola Fernando Pessoa, em Gondomar, numa operação cujo valor não foi revelado, mas que, segundo a instituição, “se enquadra na estratégia de expansão sustentada da rede”.
Em comunicado, o presidente executivo do grupo, Bruno Gomes, destacou que a integração do hospital está alinhada com a visão estratégica “Trofa Saúde 2030”, que assenta na formação médica, investigação científica e excelência assistencial como “pilares fundamentais” para o futuro da rede.
“O Hospital Escola Fernando Pessoa, reconhecido pela sua forte vocação académica, elevada qualidade clínica e ligação à comunidade, enquadra-se plenamente nesta visão”, sublinhou Bruno Gomes, acrescentando que a operação permitirá “reforçar a acessibilidade a cuidados de saúde de elevada qualidade, ampliar a cobertura geográfica e aprofundar a diferenciação clínica” do grupo.
De acordo com a Trofa Saúde, a integração do hospital vai potenciar “sinergias operacionais, reforçar a partilha de boas práticas e impulsionar o desenvolvimento de novas áreas clínicas e académicas estratégicas para o futuro da rede”.
A Autoridade da Concorrência já tinha divulgado, a 29 de maio, que recebeu uma notificação prévia sobre a operação, entregue a 23 de maio, confirmando que a Trofa Saúde Aveiro, S.A. pretendia adquirir o controlo exclusivo do Hospital Escola Fernando Pessoa.
Inaugurado a 4 de dezembro de 2012, em Gondomar, o Hospital Escola da Universidade Fernando Pessoa apresenta-se como uma unidade de cuidados primários, secundários e terciários com forte componente pedagógica, oferecendo serviços como consultas de diversas especialidades, medicina dentária, enfermagem, imagiologia, cirurgia, internamento, bloco operatório, análises clínicas, radiologia e medicina física de reabilitação.
Em dezembro de 2024, foi inaugurada num edifício anexo a Escola de Medicina e Ciências Biomédicas (EMCB) da Universidade Fernando Pessoa, que integra o Mestrado Integrado em Medicina e dispõe de laboratórios de simulação médica de realidade virtual e aumentada, centro de anatomia e treino cirúrgico, laboratório de medicina genómica e clínica pedagógica gerida por Inteligência Artificial.
Segundo Bruno Gomes, esta aquisição “reforça a capacidade de prestação de cuidados de saúde do grupo e o compromisso com a investigação e a excelência clínica, elementos essenciais para um cuidado mais humano e inovador”.
Foto: DR