Tribunal da Relação Diz Que  Suspeitas sobre António Costa na Operação Influencer são apenas “mera especulação”

Tribunal da Relação Diz Que Suspeitas sobre António Costa na Operação Influencer são apenas “mera especulação”

18/04/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Após análise minuciosa, o Tribunal da Relação de Lisboa concluiu que não existem indícios de crimes na chamada Operação Influencer.

Apesar de ainda não ser formalmente arguido na ‘Operação Influencer’ e de não ter sido ouvido, António Costa viu agora dois tribunais — primeiro o Tribunal Central de Instrução Criminal e agora o Tribunal da Relação de Lisboa — declararem que as suspeitas contra o ex-primeiro-ministro não possuem fundamento.

No acórdão divulgado nesta quarta-feira, que rejeita o recurso do Ministério Público e reduz as medidas de coação dos arguidos apenas ao Termo de Identidade e Residência, os juízes desembargadores afirmam que não encontram indícios de que Diogo Lacerda Machado, amigo de António Costa, tenha exercido influência sobre o ex-primeiro-ministro para acelerar a construção do ‘data center’ de Sines ou “sobre qualquer outro assunto da governação”.

A operação Influencer investiga os negócios do hidrogénio, do lítio e a construção de um data center em Sines, e levou à queda do Governo do PS liderado por António Costa.