Três anos de Bolhão: mais de 17 milhões de visitantes e 80% das bancas de produtos alimentares
09/09/2025O Mercado do Bolhão celebra o terceiro aniversário da sua reabertura com uma campanha que homenageia saberes e sabores, relembra as tradições dos mercados de frescos e celebra as experiências vividas no espaço, que mantém quase 70% dos comerciantes históricos.
No terrado, coração do Bolhão, estão abertas 76 das 79 bancas existentes, das quais 53 pertencem a comerciantes históricos. A oferta mantém-se fiel à vocação original: 63 bancas (cerca de 80%) destinam-se a produtos alimentares, enquanto 13 são de produtos não alimentares, incluindo sete floristas, três bancas de plantas, duas de artesanato e uma dedicada ao amolador, um ofício raro que ainda marca presença.
Desde a reabertura em 2022, o Mercado recebeu mais de 17 milhões de visitantes, com média diária de 20,5 mil pessoas em 2025. O dia 12 de agosto registou o maior fluxo, com mais de 34 mil visitantes. Para celebrar este marco, a Rádio Metropolitana Porto também contribuiu, através do projeto “Freguesia em Festa”, apoiando a divulgação e animação cultural do espaço, em estreita colaboração com a União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, animando o Bolhão com vários momentos musicais e diversos artistas convidados.
Diálogo com os comerciantes
Ao longo de 2025, a GO Porto reforçou a escuta ativa aos comerciantes, realizando cerca de 80 reuniões individuais e coletivas. Foram abordados temas como revisão do regulamento, reorganização do mercado e critérios para reduzir a percentagem de produtos prontos a consumir nas bancas.
O trabalho conjunto com o Grupo de Trabalho de Comerciantes do Mercado do Bolhão, que representa 43 comerciantes (37 históricos), resultou na implementação de medidas concretas, como a disponibilização da cozinha de workshops, um sistema de controlo de gaivotas e pombos, e a reorganização das bancas de bebidas alcoólicas para reduzir ajuntamentos no terrado.
Também foram revistas as categorias das Feirinhas e Mercadinhos da Galeria, permitindo integrar produtos locais e artesanais, promovendo a diversidade e evitando concorrência direta com as bancas e restaurantes.
Novas oportunidades de restauração
Em setembro será lançado um concurso público para atribuição de um espaço de restauração destinado à categoria de Tapas e Petiscos. O espaço, previamente adjudicado mas nunca aberto, ficará disponível após reorganização dos espaços do terrado e das duas lojas por ocupar, originando quatro novos espaços de menor dimensão.
O Bolhão reforça assim a sua identidade histórica, mantendo o diálogo com os comerciantes, a diversidade da oferta e promovendo experiências culturais que valorizam o património e a tradição do mercado.
Foto: DR



