Torneios medievais da Viagem Medieval estreiam cavalaria acrobática francesa e apostam em efeitos épicos

Torneios medievais da Viagem Medieval estreiam cavalaria acrobática francesa e apostam em efeitos épicos

27/06/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A 28.ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que decorre de 30 de julho a 10 de agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira, promete elevar a fasquia dos seus espetáculos com torneios medievais repletos de emoção, efeitos visuais e sonoros de grande impacto, e a estreia da cavalaria acrobática francesa, que vai impressionar o público com ousadas manobras e volteo cossaco.

Sob direção artística de Jaime Monsanto, conhecido pela sua vasta experiência na encenação e representação, os dois torneios diários ganham nova vida este ano, centrados em narrativas envolventes que vão além do combate físico. “Mais do que lutas, vamos contar uma história épica sobre coragem, honra e união”, revela o encenador, que se estreia na direção dos espetáculos medievais, mas conhece bem o evento, onde já participou como ator.

Os torneios decorrem na Liça, um recinto especialmente decorado com estandartes e cores vibrantes, onde a cenografia, luz e som assumem um papel central. “As batalhas ganham força com percussões intensas, tambores de guerra e efeitos realistas que acompanham cada galope e embate”, destaca Jaime Monsanto, garantindo uma experiência sensorial imersiva para o público.

Entre os momentos mais aguardados está a participação dos cavaleiros franceses da Alastyn Events, especialistas em acrobacias a cavalo e arte equestre de combate, que se estreiam este ano no evento. A eles juntam-se grupos nacionais como Espada Lusitana, Centauros Ordo, AGAPE e a dupla de atores feirense Os Eloquentes, num elenco que combina ação, humor e teatralidade.

Os torneios — “A Honra das Casas” (às 19h00) e “Pela Glória de Duarte de Almeida” (às 22h30) — complementam-se numa narrativa dividida em dois atos, envolvendo lutas a cavalo, justas com lanças, combates apeados e momentos de forte interação com o público, culminando num desfecho de grande carga dramática.

Os detentores da Pulseira Real terão acesso ilimitado ao espetáculo da tarde, mediante reserva prévia, podendo assistir diariamente a esta recriação envolvente da época medieval.

Organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Feira Viva e a Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a Viagem Medieval deste ano recria episódios marcantes do reinado de D. Afonso V, com foco especial no Condado da Feira, e promete, mais uma vez, transportar milhares de visitantes para uma verdadeira travessia no tempo.

Foto: CM Santa Maria da Feira