Terminal Intermodal de Campanhã já recebeu 24,3 milhões de passageiros e prepara reformulação profunda

Terminal Intermodal de Campanhã já recebeu 24,3 milhões de passageiros e prepara reformulação profunda

26/07/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Desde a sua abertura, em julho de 2022, o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), no Porto, contabilizou cerca de 24,3 milhões de passageiros, consolidando-se como um dos principais pontos de confluência de transportes na Área Metropolitana do Porto. Para melhorar a experiência de utilização e otimizar a circulação de pessoas e veículos, a STCP Serviço, entidade que gere o espaço, anunciou um plano de reformulação que deverá avançar até ao final do ano, após o lançamento de concurso público.

Entre as medidas previstas, destaca-se a abertura dos tapetes rolantes na passagem inferior pedonal que liga o terminal ao metro, comboios e autocarros, bem como a disponibilização do Parque de São Roque como apoio para autocarros e viaturas ligeiras. O plano inclui ainda uma reorganização do tráfego: viaturas ligeiras e autocarros passarão a entrar por sul e a sair a norte.

A reformulação contempla também a deslocação da zona de controlo de acesso dos autocarros ao cais, evitando impactos na circulação junto à rotunda do edifício, a formalização de 18 cais de embarque com nova disposição, o reforço das áreas pedonais e zonas de espera, a instalação de uma escada rolante para ligação ao piso inferior e o aumento da sinalética interna.

Numa primeira fase, já em curso desde junho, estão a ser implementadas medidas para melhorar a circulação envolvente ao terminal, incluindo acesso restrito a autocarros e parque de estacionamento, dez minutos gratuitos para largadas e recolhas no parque, alargamento de zonas de paragem de curta duração com áreas específicas para TVDE (mais seis lugares), ampliação para nove lugares da bolsa exterior de táxis e instalação de balizadores para disciplinar o tráfego. O reforço da fiscalização conta com o apoio da Polícia Municipal e da PSP.

Com 167 rotas, 38 delas internacionais, o TIC regista atualmente uma média diária de cerca de 600 autocarros (toques). Até ao final de 2025, será ainda ampliada a infraestrutura sanitária do terminal.

Em paralelo, a Câmara do Porto continua a incentivar a mobilidade sustentável com o Cartão Porto., que oferece aos munícipes 22 viagens gratuitas por ano nos transportes públicos, abrangendo duas zonas do sistema Andante, incluindo autocarros, metro, elétrico e o Funicular dos Guindais. As adesões podem ser feitas online ou nos balcões do Gabinete do Munícipe, bibliotecas, piscinas municipais, Teatro Municipal do Porto – Rivoli e Balcão de Habitação Acessível.

Créditos: Guilherme Costa Oliveira