Teatro Experimental do Porto revisita José Afonso e pede força em tempos de incerteza
03/11/2025O Teatro Experimental do Porto (TEP) estreia esta sexta-feira, no Rivoli, no Porto, o espetáculo “José Afonso, ao vivo nos Coliseus, 1983”, uma recriação dos emblemáticos concertos do cantor nos coliseus, realizados numa fase em que já enfrentava sérios problemas de saúde.
Encenado por Gonçalo Amorim, com coordenação dramatúrgica de Rui Pina Coelho, o espetáculo presta homenagem ao legado de José Afonso e reflete sobre os valores da democracia e da liberdade, que o TEP considera hoje novamente ameaçados.
A peça, que contou com a colaboração de vários escritores e com o envolvimento da família do artista, mistura música, teatro e reflexão política, revivendo temas icónicos como “Vampiros”, “Um Homem Novo Veio da Mata” e “Grândola, Vila Morena”.
Com interpretação de Catarina Chora, Catarina Carvalho Gomes, Inês Salvado e Hugo Inácio, e direção musical de Mariana Leite Soares e Pedro João, o espetáculo segue em dezembro para a Culturgest, em Lisboa.
Mais do que um tributo, o TEP descreve esta criação como “um pedido de energia e força” a José Afonso para enfrentar tempos difíceis e reafirmar a importância da sua mensagem humanista e política.
Foto: DR



