Sismo faz mais de 1.500 mortos na Turquia e Síria. Número de mortos ultrapassa os 10 mil, segundo estimativa do USGS

Sismo faz mais de 1.500 mortos na Turquia e Síria. Número de mortos ultrapassa os 10 mil, segundo estimativa do USGS

06/02/2023 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter, que atingiu a Turquia, fez pelo menos 1100 mortos no país. Haverá, também, mais de 400 mortos na Síria. EUA estimam que mortes já ultrapassaram as 10.000 vitimas.

O sismo que atingiu esta madrugada a Turquia e a Síria deixou um rasto de destruição em várias cidades.

Uma emissora local partilhou um vídeo do momento em que um prédio colapsou em Sanliurfa, no distrito de Haliliye, na Turquia.

Após o primeiro sismo, que teve uma magnitude 7,8 na escala de Richter, seguiram-se cerca de 20 tremores secundários, um dos quais atingiu os 6,6 na escala.

O terremoto também foi sentido no Chipre e no Líbano.

O Presidente turco, Recep Erdogan, atualizou o número de mortos numa declaração ao país pelas 10h00 (hora de Lisboa), acrescentando que há ainda pelo menos 5383 feridos e que pelo menos 2400 pessoas foram retiradas com vida dos escombros. O Governo de Ancara já pediu assistência internacional face à escala da tragédia.

O antigo extremo portista Christian Atsu está dado como desaparecido na sequência do sismo.

O ganês de 31 anos é um dos dois jogadores do Hatayaspor que a imprensa desportiva turca indica que podem estar soterrados nos escombros da cidade de Hatay, uma das mais antigidas pelo terramoto.

Atsu é companheiro de equipa do jogador português Rúben Ribeiro e do cabo-verdiano Zé Luís, que já jogou no FC Porto e no Sp. Braga.