Silva Tiago anuncia “mini-cidade de cinco minutos” e nova fase de desenvolvimento para a Maia

Silva Tiago anuncia “mini-cidade de cinco minutos” e nova fase de desenvolvimento para a Maia

22/07/2025 0 Por Rmetropolitana

Mais de mil pessoas reuniram-se no Parque Central para a apresentação dos candidatos da coligação “Maia em Primeiro” às autárquicas.

A coligação “Maia em Primeiro” (PSD/CDS-PP) apresentou oficialmente, na passada sexta-feira, 18 de julho, os seus candidatos às eleições autárquicas, numa sessão pública que encheu o Jardim do Parque Central com mais de um milhar de apoiantes, militantes e autarcas.

António Silva Tiago confirmou a recandidatura à presidência da Câmara Municipal da Maia, enquanto António Bragança Fernandes volta a liderar a lista à Assembleia Municipal. Foram ainda apresentados os candidatos às dez Juntas de Freguesia do concelho.

Num ambiente entusiástico, vozes como a de Paulo Ramalho, vice-presidente da CCDR-Norte, Leonor Beleza, primeira vice-presidente do PSD, e João Almeida, deputado do CDS-PP, elogiaram os avanços das últimas décadas no concelho. Destacaram a Maia como um exemplo de boas práticas em áreas como educação, tecnologia, coesão social e gestão autárquica, em contraste com promessas não concretizadas noutras autarquias.

“Sou da Maia. Aqui nasci, cresci e me fiz homem.”

Na sua intervenção, Silva Tiago reafirmou o seu vínculo pessoal e político à terra onde nasceu:

“Sou da Maia. Conheço esta terra como as palmas das minhas mãos. Aqui construí a minha família e foi na Maia que nasceram e cresceram os meus filhos.”

Recordou o percurso autárquico iniciado como vereador, depois como vice-presidente e, mais tarde, como presidente da Câmara. Destacou o legado de José Vieira de Carvalho e António Bragança Fernandes, que afirmou continuar a honrar.

“Hoje, não é por acaso que somos reconhecidos como líderes em tantas áreas. É o resultado do trabalho de todos nós, todos os dias.”

Afirmando-se um candidato “sem falsas modéstias”, garantiu que dedica “todo o tempo, de segunda a domingo”, ao serviço da Maia, assegurando que não tem “outra ambição política que não passe pela minha terra”.

Cidade de cinco minutos, nova linha de metro e habitação acessível

De olhos postos no futuro, o atual presidente anunciou a criação de uma “mini-cidade de cinco minutos” em Mandim, um projeto urbano que aposta na mobilidade de proximidade e na qualidade de vida.

Silva Tiago confirmou ainda o prolongamento da segunda linha do Metro do Porto, que ligará o Hospital de São João ao Aeroporto, atravessando várias freguesias da Maia, num investimento que classificou como um “resgate ao esquecimento”.

Entre as promessas destacadas, está também a Estratégia Local de Habitação, com 18 empreendimentos em curso e um investimento superior a 100 milhões de euros, que resultará em cerca de mil novos fogos, destinados a famílias com baixos rendimentos, jovens e arrendamento acessível.

Na área da saúde, referiu que novos equipamentos de Saúde Pública e Familiar já estão em construção, e anunciou o Corredor Verde do Rio Leça e dos Ribeiros de Almorode, Arquinho e Leandro, assim como o futuro Parque Metropolitano da Maia, que transformará 370 hectares na zona nascente do concelho.

“A nossa campanha será feita de ideias, projetos, pessoas e competências – não de outdoors sem critério. Não vamos transformar a paisagem urbana com cartazes que surgem como cogumelos, apenas para esconder fragilidades de quem olha para a Maia como trampolim político.”

Candidatos às Juntas de Freguesia

Durante o evento, foram ainda apresentados os candidatos às Juntas de Freguesia do concelho:

  • Águas Santas – Ivo Orlando Madureira Ribeiro
  • Castêlo da Maia – Rui Manuel Torres Redol Simões
  • Cidade da Maia – Manuel Tavares da Costa Cardoso Gomes
  • Folgosa – Vítor Manuel Sousa Ramalho
  • Milheirós – Maria José Moutinho Araújo Castro Neves
  • Moreira – Carlos Guilherme Ferreira Moreira “Cali”
  • Nogueira e Silva Escura – Manuel Marques Nogueira dos Santos
  • Pedrouços – Joaquim de Freitas Araújo
  • São Pedro Fins – Raquel Adriana Salgado Azevedo Freitas
  • Vila Nova da Telha – Eduarda Micaela da Silva Pinto de Babo

Dirigindo-se aos jovens, Silva Tiago terminou com uma nota de esperança:

“Na Maia irão encontrar sempre um território de excelência e oportunidades para a vossa realização plena. Aqui, o talento não vai emigrar. Vai ficar, crescer e inspirar-nos a todos.”

Foto: DR