
Sérgio Aires defende maior articulação entre Câmara do Porto e instituições sociais
24/09/2025O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal do Porto, Sérgio Aires, defendeu esta quarta-feira, 24 de setembro, uma maior articulação entre o município e as associações de solidariedade social, destacando a importância de aproveitar a delegação de competências do Estado, que ampliou a capacidade de intervenção destas instituições.
A declaração foi feita durante uma visita à delegação norte da Fundação AMI, situada na freguesia de Campanhã, no “final de um périplo” por várias instituições de solidariedade social da cidade. Sérgio Aires ouviu relatos das dificuldades enfrentadas diariamente por funcionários e voluntários no combate à pobreza, salientando o papel fundamental que desempenham junto das populações mais vulneráveis.
“Ir mais longe significava olhar para a cidade de outra maneira e perceber o impacto da decisão económica de ter uma monocultura de turismo e outras coisas do género”, afirmou o vereador bloquista, sem pelouro no atual executivo.
O candidato do BE atribuiu a existência da pobreza a uma visão que a encara como “uma inevitabilidade”, contrapondo essa ideia com a convicção de que se trata de “um resultado paralelo da economia fantástica que existe na cidade”. Para Sérgio Aires, a pobreza “não é um problema dos assistentes sociais, nem dos sociólogos, nem dos psicólogos, é um problema de toda a gente”, frisando que “em primeiro lugar, é um problema da economia”.
Durante a visita, foi dado destaque ao trabalho desenvolvido pela delegação norte da AMI, que presta apoio a cerca de 1.200 pessoas por mês, incluindo um número significativo de sem-abrigo. A instituição dispõe de 27 camas, instalações sanitárias e serve cerca de 200 refeições diárias.
Com as eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro, a corrida à Câmara do Porto conta com 13 candidatos: Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU – coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro – coligação NC/PPM), Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (Fazer à Porto – independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (PLS).
O atual executivo da autarquia é composto por uma maioria relativa de seis eleitos do movimento independente de Rui Moreira e uma vereadora independente. Os restantes lugares no executivo são ocupados por dois vereadores do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.
Foto: Leonardo Faria