“Semear Cidadania” pretende fomentar a cidadania Intergeracional em Ramalde

“Semear Cidadania” pretende fomentar a cidadania Intergeracional em Ramalde

23/04/2023 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O “Semear Cidadania”, projecto Intergeracional que fomenta a cidadania nos alunos do 4ºano das escolas básicas (públicas e privadas) e da Universidade Intergeracional de Ramalde e utentes dos Centros de Dia realizou, na passada semana, a sua primeira sessão.

Na primeira sessão do projeto foi abordando a temática da sustentabilidade.

“Foi uma experiência magnífica vê-los a debater as suas propostas de recomendação na generalidade, de igual para igual, independentemente da idade, e a eleger a proposta de recomendação mais votada e a mesa da Assembleia que irá presidir à próxima sessão”, refere Patrícia Rapazote, presidente daquela autarquia.

A iniciativa, procura promover a participação cívica e dar voz aos jovens das escolas básicas da freguesias e aos utentes dos centros de dia e da Universidade Intergeracional de Ramalde (UNIR), através da criação de “um projeto de sustentabilidade com as instituições locais, apresentá-lo em debate e defendê-lo com reforçado sentido crítico”.

O projeto vencedor será desenvolvido durante um ano letivo e terminará com uma visita à Assembleia da República.