Segundo dia de greve na função pública regista 75% de adesão na educação

Segundo dia de greve na função pública regista 75% de adesão na educação

12/12/2025 0 Por Rmetropolitana

O segundo dia de greve dos trabalhadores da função pública registou esta sexta-feira, até às 9h00, uma adesão elevada em vários setores, com especial impacto na educação e no ensino superior, segundo informação avançada pelo JN.

De acordo com o presidente do Sindicato Independente dos Trabalhadores dos Organismos Públicos e Apoio Social (SITOPAS), Jaime Santos, a educação apresenta uma adesão de 75%, o que levou ao encerramento de muitas escolas em diferentes pontos do país. No ensino superior, o impacto também é significativo: 90% das cantinas das universidades e politécnicos encontram-se encerradas.

Ainda é cedo para dados mais concretos, mas neste momento estamos com 75% na educação, com muitas escolas encerradas; 90% das cantinas das universidades e politécnicos estão fechadas; e na área da saúde ainda não temos números, mas também está a ser afetada”, afirmou Jaime Santos ao JN.

O sindicato refere também que os serviços municipalizados, especialmente a recolha do lixo, estão a ser fortemente afetados. A informação disponível indica que a recolha só deverá ser retomada na segunda-feira, revelando “uma adesão elevada no setor”.

A greve, que se prolonga por vários dias, insere-se num conjunto de protestos que reivindicam melhorias salariais, progressões e melhores condições de trabalho no setor público.

Foto: O Regiões