
São João 2025: tudo a postos para a noite mais longa do ano no Porto
19/06/2025Dizem que não há noite como esta, em que a cidade não dorme e se entrega de corpo e alma à celebração do seu santo padroeiro. A Noite de São João está quase a chegar, com uma programação diversificada para todos os gostos e a cidade em verdadeira festa. Pela primeira vez, o tradicional fogo de artifício será lançado entre a Ponte Luís I e a Ponte da Arrábida, num espetáculo de luz e cor com cerca de 16 minutos de duração.
Se há momento em que o Porto se une em torno de um bem comum, esse momento é, sem dúvida, a passagem de 23 para 24 de junho, quando a cidade celebra com muita animação e euforia o São João, seu santo do coração.
A festa mantém-se repartida por três palcos principais, garantindo música para todos os gostos, sempre com alegria e animação.
No Largo do Amor de Perdição, a noite será dedicada à música popular, com concertos de Herman José, às 22h00, e Quim Barreiros, à meia-noite e vinte. A noite encerra com o DJ Set de Pimbáu b2b DJ Paulo Cunha Martins.
Nos Jardins do Palácio de Cristal, o palco mais “pop” recebe Claúdia Pascoal (22h00) e Ana Bacalhau (00h20), que apresentam os seus sucessos mais recentes. O encerramento fica a cargo da Equipa Turbó Baile para muita dança.
Já na Casa da Música, o programa promete surpresas: Tio Jel abre às 22h00, seguido pela histórica banda Ena Pá 2000, que junta Manuel João Vieira e João Melo dos Fúria do Açúcar a partir das 23h00, terminando com o DJ Fernando Alvim depois da 01h00.
Pela primeira vez, todos os concertos principais terão interpretação em Língua Gestual Portuguesa, garantindo maior inclusão.
Maior espetáculo de fogo de artifício com novos pontos de observação
A grande novidade deste ano é o espetáculo de fogo de artifício, que decorre pela primeira vez entre a Ponte Luís I e a Ponte da Arrábida. Durante 16 minutos, a cidade será iluminada num momento que promete ser mágico e inesquecível.
Além da tradicional zona da Ribeira, este ano haverá mais locais para assistir ao espetáculo com vista privilegiada, como o Parque de Estacionamento da Alfândega, a zona superior da Rua da Restauração, o Passeio das Virtudes e a Marginal entre o Cais das Pedras e a Ponte da Arrábida, oferecendo diversas opções para os espectadores.
Condicionamentos no trânsito e reforço nos transportes
Como em todos os anos, algumas vias e locais serão temporariamente interditos ao trânsito devido ao fogo de artifício. A STCP e a Metro do Porto reforçarão os serviços durante toda a noite, sendo a melhor forma de deslocação na cidade.
No entanto, para evitar filas e congestionamentos, recomenda-se chegar cedo, pois as estações de metro dos Aliados e São Bento encerram às 22h00 do dia 23 de junho.
Vários parques de estacionamento terão tarifas reduzidas, entre eles o Parque Metro da Estação do Estádio do Dragão, o Parque da Estação Ferroviária de Campanhã e o Parque Brasília, na Avenida da Boavista.
Por fim, o lançamento dos tradicionais balões de São João será permitido entre as 21h45 do dia 23 e as 01h01 do dia 24 de junho, mantendo esta tradição tão especial na noite mais longa do ano.
Foto: DR