
Santo Tirso vai ter Estação Náutica para reforçar oferta turística do concelho
01/06/2025O concelho de Santo Tirso vai passar a contar com uma Estação Náutica, que funcionará na Loja Interativa de Turismo local. O anúncio foi feito esta quinta-feira pela Câmara Municipal, que pretende, com este novo equipamento, alargar e diversificar a oferta turística do território, promovendo uma ligação mais forte entre os recursos hídricos e a identidade cultural, natural e desportiva do município do distrito do Porto.
De acordo com a autarquia, a nova Estação Náutica terá como principais objetivos a promoção dos desportos náuticos e das práticas de recreio ligadas à água, a valorização do património natural, arquitetónico, religioso e cultural, bem como a dinamização de eventos emblemáticos como o Festival Internacional de Guitarra e os Dias da Camélia.
“A intenção é criar um verdadeiro ‘cluster’ turístico com base na água, unindo desporto, saúde e natureza, e promovendo simultaneamente a gastronomia local, as festas e romarias, as artes e ofícios tradicionais e a identidade do concelho”, sublinha o comunicado da Câmara.
A Estação Náutica de Santo Tirso estará ainda articulada com os percursos pedestres, ciclovias, parques urbanos, a Praia Urbana e a Serra da Agrela, numa lógica de sinergia entre os diferentes espaços e atrações turísticas, de forma a garantir uma experiência coesa e diferenciadora para os visitantes.
Este projeto insere-se na rede nacional das Estações Náuticas de Portugal, uma iniciativa promovida pela Fórum Oceano no âmbito do programa Portugal Náutico, que visa certificar territórios com capacidade para oferecer uma proposta turística sustentável e integrada baseada nos recursos hídricos.
O processo de certificação envolve ainda o Ministério do Mar, a Secretaria de Estado do Turismo, o Ministério da Educação e a Secretaria de Estado da Valorização do Interior, contando com o apoio de entidades como a Direção-Geral de Política do Mar, o Turismo de Portugal e a Direção-Geral da Educação.
Com rios como o Ave, Leça, Sanguinhedo e Vizela, e ainda com as águas termais das Caldas da Saúde, Santo Tirso reúne, segundo a Câmara, “condições únicas para se afirmar como uma nova centralidade no turismo náutico de interior”.
Foto: DR