Santa Maria da Feira reforça posição internacional: Imaginarius acolhe alunos de escolas de circo mundiais através de parceria com a FEDEC

Santa Maria da Feira reforça posição internacional: Imaginarius acolhe alunos de escolas de circo mundiais através de parceria com a FEDEC

04/11/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Santa Maria da Feira volta a afirmar-se como referência internacional no universo das artes performativas e do circo contemporâneo. No âmbito de uma parceria com a FEDEC – Rede Internacional para a Educação Profissional em Circo, o festival Imaginarius vai integrar na sua programação oficial de 2026 projetos artísticos de alunos e recém-formados de escolas de circo de todo o mundo. As candidaturas estão abertas até 17 de novembro.

No ano em que celebra um quarto de século como palco maior das artes de rua em Portugal, o Imaginarius — símbolo cultural de Santa Maria da Feira — reforça o seu papel como plataforma de criação, experimentação e projeção de novas gerações de artistas. A iniciativa prevê a seleção de até seis espetáculos originais, alinhados com a temática da 25.ª edição do festival: “25 anos – O Corpo”.

Os artistas escolhidos irão realizar uma residência artística no concelho entre 13 e 20 de maio, culminando com apresentações públicas nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2026. Além das atuações, assumir-se-ão compromissos com a comunidade local, promovendo workshops e ações de mediação artística. O festival assegura alojamento, alimentação e bolsa de apoio.

A avaliação das candidaturas — que devem ser submetidas através de www.imaginarius.pt — terá em conta criatividade, originalidade, qualidade artística, relação com o tema, adaptação ao espaço e requisitos técnicos. Os resultados serão conhecidos em dezembro.

A parceria com a FEDEC insere Santa Maria da Feira e o Imaginarius no centro da inovação e formação global do circo contemporâneo, reforçando o posicionamento do município como território criativo, dinâmico e aberto ao mundo. A rede internacional promove a capacitação de artistas e educadores, fomentando a investigação, a experimentação e a evolução do circo enquanto arte e profissão.

Reconhecido como um dos maiores festivais de artes de rua do país e uma referência europeia, o Imaginarius transforma anualmente o centro histórico de Santa Maria da Feira num grande palco público, democrático e vibrante, onde imaginação, crítica, liberdade e encontro se fundem. Com esta iniciativa, Santa Maria da Feira reafirma-se como capital da criação artística contemporânea e como lugar onde nascem e se revelam os talentos que moldarão o futuro das artes performativas.