Santa Maria da Feira: Museu do Papel promove encontro sobre reabilitação auditiva

Santa Maria da Feira: Museu do Papel promove encontro sobre reabilitação auditiva

17/02/2026 0 Por Rmetropolitana

O Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Santa Maria da Feira, promove no dia 22 de fevereiro, a partir das 14h30, uma sessão de sensibilização dedicada à reabilitação auditiva em crianças e adultos. A iniciativa integra o ciclo “Ao Som do Rio Maior” e antecipa o Dia Internacional do Implante Coclear, assinalado a 25 de fevereiro.

A atividade destina-se a utilizadores de implantes cocleares, pessoas em fase de preparação para cirurgia, famílias, comunidade surda e demais interessados na temática. O programa começa com uma visita guiada aos diversos espaços do museu, conduzida por Joana Silva, técnica do Museu do Papel e utilizadora de implantes cocleares, acompanhada por intérprete de Língua Gestual Portuguesa, garantindo acessibilidade à comunidade surda.

Às 15h00 terá início a conversa partilhada sobre reabilitação auditiva, dinamizada pelos profissionais de saúde Guilherme Carvalho, Pedro Brás e Tammy Messias Takara, que participam voluntariamente pela terceira vez consecutiva.

Com esta iniciativa, o Museu do Papel visa reforçar a inclusão e a acessibilidade nos espaços museológicos, destacando o exemplo da sua equipa, que integra uma técnica com implantes cocleares. Estes dispositivos, indicados para pessoas com surdez neurossensorial severa a profunda, podem ser aplicados em crianças, adultos e seniores, melhorando a capacidade auditiva e a qualidade de vida.

A partilha de experiências entre profissionais e utilizadores contribui para a divulgação e desmistificação de um tema ainda pouco conhecido pela população em geral.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do email museudopapel@cm-feira.pt.

Foto: DR- Museu do Papel