Santa Maria da Feira avança com obra de conservação do Castelo
29/01/2026A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira aprovou a adjudicação da empreitada “Conservação, Preservação e Valorização do Castelo de Santa Maria da Feira e sua Envolvente”, num investimento global de 4,2 milhões de euros, financiado pelo programa Norte 2030 e por verbas municipais.
A obra foi atribuída à empresa RBS Rebuild, Solutions, SA, com um prazo de execução de 910 dias após o auto de consignação. Esta intervenção corresponde à segunda fase de um projeto estruturante para o Castelo e visa aprofundar a conservação do monumento, melhorar as condições de visitação, criar novas valências e qualificar a envolvente urbana.
O projeto abrange diversos setores do Castelo, incluindo a Capela, Torre de Menagem, Praça de Armas, Túnel de Acesso à Tenalha, Torre do Poço, Torre da Casamata, Tenalha e espaços exteriores à muralha, como a área de estacionamento contígua. As ações previstas incluem conservação e consolidação, manutenção estrutural e criação de novos espaços com acessibilidade universal, ajustados à utilização cultural do monumento.
O presidente da Câmara, Amadeu Albergaria, destacou que a adjudicação “representa um passo decisivo na valorização do Castelo, um Monumento Nacional com relevância histórica ímpar e elevado potencial cultural e turístico”. O autarca acrescentou que a prioridade é “preservar o Castelo com rigor técnico e respeito pela sua identidade, garantindo segurança, acessibilidade e fruição pública, numa visão de médio e longo prazo para o património do concelho”.
Após uma primeira intervenção dedicada à consolidação das muralhas e da Ruína do Paço, que custou mais de 600 mil euros, esta segunda fase permitirá alargar o circuito de visita, valorizar espaços até aqui com utilização limitada e qualificar o espaço público envolvente.
Classificado como Monumento Nacional desde 1910, o Castelo de Santa Maria da Feira é um símbolo central da identidade do concelho e um dos mais relevantes conjuntos da arquitetura militar portuguesa, desempenhando atualmente um papel ativo na programação cultural e turística da cidade.
Foto: DR- CM Santa Maria da Feira



