
Santa Casa da Misericórdia do Porto põe à venda terrenos do antigo estádio do Candal por 24 milhões de euros
26/04/2025A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) anunciou esta quarta-feira a venda, por 24 milhões de euros, de terrenos na zona do Candal, em Vila Nova de Gaia, que incluem o antigo estádio Rei Ramiro e a histórica sede do Clube Desportivo do Candal.
O processo será feito através de um leilão público competitivo, agendado para 28 de maio, às 10h30, no Auditório de D. Pedro IV, no Porto. Os terrenos, com cerca de 38.774 m² de construção acima do solo e 18.037 m² abaixo, têm já um Pedido de Informação Prévia (PIP) aprovado para habitação e serviços.
A área está localizada junto à futura estação Candal da Linha Rubi do Metro do Porto (Santo Ovídio – Casa da Música), atualmente em construção, o que aumenta o potencial de valorização do local.
Segundo a SCMP, o valor arrecadado será investido na modernização das suas unidades hospitalares, residências para idosos e outras infraestruturas, assim como na melhoria das condições de trabalho dos cerca de 1.300 colaboradores.
A instituição esclareceu ainda que a alienação do terreno, considerado um ativo não utilizado, foi decidida pela Assembleia Geral da Misericórdia em novembro de 2021. O dossiê do leilão pode ser levantado mediante o pagamento de 1.000 euros, até 23 de maio.
O processo será supervisionado por um júri presidido pela Comissária para a Transparência da SCMP, a magistrada Maria José Fernandes.
Foto: DR