Santa Casa da Feira vai construir creche intergeracional para 78 crianças junto ao Lar S. Nicolau
09/09/2025Santa Maria da Feira, 9 de setembro de 2025 – A Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira anunciou esta terça-feira a construção de uma nova creche para 78 crianças, num investimento estimado em cerca de dois milhões de euros. O projeto pretende criar sinergias com o Lar S. Nicolau, garantindo serviços comuns e promovendo a interação entre crianças e idosos.
Segundo a instituição, o equipamento surge para responder à crescente procura de ensino pré-escolar para crianças até aos 3 anos no concelho. A creche será edificada em terrenos contíguos ao lar, partilhando áreas como cozinha, lavandaria e gabinetes administrativos, permitindo uma componente intergeracional.
“Ter crianças e idosos a conviver diariamente no jardim, por exemplo, permite que os mais pequeninos aprendam a lidar com os mais velhos, e dá ânimo aos utentes do lar pela alegria das crianças”, explicou à Lusa a provedora da Santa Casa, Conceição Alvim Ferraz.
O projeto arquitetónico já recebeu aprovação do Instituto da Segurança Social, que o classificou como “disruptivo e muito moderno”, e aguarda agora a abertura do concurso do Ministério do Trabalho e Segurança Social para candidatura a cofinanciamento. A Santa Casa prevê que a obra comece em 2026, com inauguração em setembro de 2027.
A nova creche ocupará cerca de um hectare, incluindo 1.462 metros quadrados de construção e uma faixa verde junto ao rio Cáster, integrando horta e jardim sensorial adaptados a crianças e utentes do lar, incluindo utilizadores de cadeiras de rodas.
O projeto criará 14 novos postos de trabalho. Embora a Santa Casa disponha de 20% do valor em capitais próprios, espera obter 70 a 80% do financiamento da tutela, com apoio adicional da Câmara Municipal, que se comprometeu a cobrir 50% do valor não comparticipado.
O novo estabelecimento de ensino chamará-se “Infantes de Santa Maria”, numa referência às crianças que beneficiarão do espaço e à tradição histórica da região.
Foto: DR



