Rui Veloso celebra 45 anos de carreira com dois concertos em Lisboa e Porto com a Banda Sinfónica da GNR

Rui Veloso celebra 45 anos de carreira com dois concertos em Lisboa e Porto com a Banda Sinfónica da GNR

20/07/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O músico Rui Veloso vai comemorar 45 anos de carreira com dois concertos especiais que terão lugar em novembro, em Lisboa, e em dezembro, no Porto, com a participação da Banda Sinfónica da GNR. Os espetáculos, que contarão com arranjos únicos do premiado músico e compositor de jazz norte-americano John Beasly, estão agendados para 28 de novembro no Campo Pequeno, em Lisboa, e 19 de dezembro na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, segundo comunicado da promotora divulgado esta sexta-feira.

Nestes concertos, Rui Veloso revisitará os maiores êxitos da sua carreira, aos quais a Banda Sinfónica da GNR promete acrescentar uma nova dimensão através de arranjos cuidadosamente preparados para estas ocasiões únicas.

Rui Veloso, em parceria de longa data com o letrista Carlos Tê, é um dos nomes mais emblemáticos do pop rock português, com canções que marcaram várias gerações desde os anos 1980, altura em que, com apenas 23 anos, lançou o seu álbum de estreia, Ar de Rock.

Entre os temas mais populares do músico destacam-se “Não há estrelas no céu”, “A Paixão (Segundo Nicolau da Viola)”, “Porto sentido”, “Porto Côvo”, “Todo o tempo do mundo” e “Lado lunar”.

Nascido em Lisboa em 1957 e radicado no Porto desde criança, Rui Veloso começou a sua carreira musical na capital, graças a uma iniciativa da sua mãe, que levou uma maqueta à editora Valentim de Carvalho em 1979. Apesar de conter músicas em inglês e português, foram estas últimas que conquistaram a editora, culminando no lançamento de “Ar de Rock” em 1980, álbum que inclui temas como “Chico Fininho” e “Sei de uma camponesa”.

Ao longo da sua carreira, Rui Veloso lançou vários álbuns de sucesso, como “Guardador de Margens” (1983), “Mingos & Os Samurais” (1990) e “Lado Lunar” (1995), e colaborou com grandes nomes da música, incluindo B.B. King. É ainda comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Os bilhetes para os concertos em Lisboa e no Porto, cujos preços variam entre 25 e 75 euros, já estão à venda.

Foto: DR