
Ruas da Foz do Douro recebem Cortejo de São Bartolomeu este domingo
23/08/2025As ruas da Foz do Douro, no Porto, voltam a encher-se de cor e tradição com o Cortejo de São Bartolomeu, que sai à rua este domingo sob o tema “Os Povos do Mundo”. O desfile, que arranca às 10h00 no Largo de Sobreiras, na Cantareira, e termina com o tradicional “banho santo” na Praia do Ourigo, vai contar com a participação de mais de 600 figurantes, naquele que é o ponto alto das festas em honra do santo.
Este ano, os blocos celebram diferentes culturas: o Bairro de Aldoar veste-se de Norte e Sul de África, a Pasteleira homenageia o México e o Brasil, enquanto a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde destaca a diversidade da União Europeia. Já o Órfeão da Foz do Douro desfila com trajes tradicionais de países europeus fora da UE. A festa conta ainda com o Desportivo Operário Fonte da Moura, que se inspira no Ano Novo Chinês, e o Paraíso Sport Club, que recria a força e o imaginário da cultura Viking.
Candidata a Património Cultural Imaterial da UNESCO, a tradição remonta às décadas de 1920 e 1930, quando um antigo banheiro da Praia do Ourigo animava as crianças com trajes de papel, evocando rituais de passagem da linha do Equador trazidos por navegadores franceses. Ao longo do tempo, o cortejo fundiu-se com o culto a São Bartolomeu, conhecido por “largar o demónio” que mantém acorrentado aos pés e cuja proteção é associada às águas. Segundo a crença popular, o mergulho no mar neste dia equivale a sete banhos.
Devido ao evento, vão verificar-se condicionamentos de trânsito em várias artérias da Foz do Douro durante a manhã de domingo.
📸/Fonte: CM Porto