
Retratos do Barroco e Recriação Histórica contam a história do Mosteiro de Arouca de 11 a 20 de julho
01/07/2025As portas do Mosteiro de Arouca vão voltar a abrir-se entre 11 e 20 de julho para o evento Arouca – História de um Mosteiro, que começa com os Retratos do Barroco, um conjunto de atividades que convidam a descobrir e aprofundar o conhecimento sobre a época barroca e sobre um dos mais importantes edifícios monásticos de Portugal.
O programa inicia-se com a exposição temporária “Os Testemunhos dos Milagres da Rainha Santa Mafalda”, que estará patente de 11 a 16 de julho na Biblioteca Memorial D. Domingos de Pinho Brandão. As atividades dos Retratos do Barroco incluem ainda workshops sobre farmácia natural e restauro de documentos, um jantar barroco, visitas animadas ao interior do Mosteiro, um concerto no cadeiral e uma noite especial no Mosteiro destinada aos mais pequenos.

Estas iniciativas preparam e enquadram os visitantes para a Recriação Histórica, que decorrerá entre 18 e 20 de julho. Esta recriação transporta o público aos séculos XVIII e XIX, recontando momentos emblemáticos da história do Mosteiro de Santa Maria de Arouca e da comunidade religiosa que ali viveu.
Durante estes três dias, no interior do Mosteiro, as monjas regressam aos tempos de oração no cadeiral, reúnem-se na sala do capítulo e dedicam-se às artes e cuidados médicos. No exterior, a vila de Arouca ganha vida com a presença de nobres, burgueses e camponeses que se cruzam nas ruas estreitas, enquanto o povo celebra a grandiosidade do seu Mosteiro com música e dança, depois do trabalho diário.
Entre as cenas históricas revividas estão episódios das lutas liberais, o fuzilamento de Frei Simão de Vasconcelos, cerimónias religiosas de acolhimento de noviça, os desafios entre bandas e o grande incêndio que devastou parte do Mosteiro.
Cerca de 260 atores amadores e figurantes arouquenses, a título individual ou em representação de associações locais, participarão na recriação, tornando viva a história e os costumes do passado.
O evento Arouca – História de um Mosteiro é organizado pelo Município de Arouca, com o apoio do Património Cultural, I.P., da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, da Paróquia de Arouca, da MS Collection, da Torre do Tombo e de vários parceiros locais. O programa completo será divulgado oportunamente.
Foto: DR
