
Requalificação da esquadra da PSP de S. João da Madeira avança após visto do Tribunal de Contas
13/10/2025A requalificação da esquadra da PSP de S. João da Madeira vai finalmente avançar no terreno, depois de a Câmara Municipal ter recebido, na semana passada, o visto do Tribunal de Contas — um passo determinante para o arranque da empreitada.
A obra foi adjudicada em maio deste ano, em reunião extraordinária do executivo municipal, à empresa Araújo & Brandão Construções, Lda., pelo valor de 1.983.156,81 euros (acrescido de IVA). O contrato da empreitada foi assinado no final de julho, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O prazo de execução é de um ano.
Embora o edifício pertença ao Estado português — através da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública —, a autarquia de S. João da Madeira assumiu a elaboração do projeto e o acompanhamento da obra, com o objetivo de acelerar a concretização da intervenção. O financiamento da obra está a cargo do Estado.
“Trata-se de uma intervenção muito importante e necessária, que irá melhorar significativamente as condições de trabalho e operacionalidade dos efetivos da PSP, além de valorizar o edifício em termos arquitetónicos e de proximidade com os cidadãos”, sublinha o município.
A intervenção prevê a reabilitação das fachadas, substituição da cobertura e correção de patologias existentes, com o objetivo de melhorar a funcionalidade geral do edifício, inaugurado em 1994.
A esquadra da PSP está implantada numa parcela de terreno com cerca de 1700 metros quadrados, apresentando uma área de implantação de 1200 m² e uma área total de construção de 3850 m².
Com esta requalificação, a cidade de S. João da Madeira prepara-se para oferecer melhores condições de segurança e atendimento à população, reforçando a ligação entre os cidadãos e as forças de autoridade.
Foto: DR