Previsão do IPMA concretiza-se. Já neva em Portugal

Previsão do IPMA concretiza-se. Já neva em Portugal

16/01/2023 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O Instituto do Mar e da Atmosfera colocou cinco distritos do Norte e Centro sob aviso meteorológico amarelo devido à neve a partir da madrugada de domingo. Imagens captadas esta tarde em Montalegre e no Gerês mostram que já caem os primeiros flocos de neve do ano em Portugal.

O aviso menos grave de uma escala de três vigorou das 03h00 às 05h00 de domingo em Viana do Castelo, Vila Real e Braga (para onde se previa a “queda de neve acima dos 800 metros, com acumulação acima dos 1.000 metros, que poderá ser de até dois centímetros”), estendendo-se por mais uma hora em Castelo Branco e Guarda.

Nestes dois casos, a queda de neve deverá ocorrer acima de 1.000 metros, com acumulação acima dos 1.600 metros, que poderá ser também de dois centímetros, e, de acordo com o IPMA, é provável o registo de perturbações como o condicionamento de vias ou danos em estruturas ou árvores, devido à “possível formação de gelo” nestas zonas altas.

Na segunda-feira, o aviso amarelo motivado pela neve vigora nos distritos de Castelo Branco e Guarda, entre as 03h00 e as 15h00, mas nesse dia a queda deverá ocorrer acima dos 1.200 metros, com a possibilidade de acumulação até cinco centímetros de altura acima dos 1.600 metros.

Para terça-feira o instituto definiu um aviso amarelo entre as 06h00 e as 18h00 para nove distritos – Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Castelo Branco, Guarda e Viseu – pela previsão de “queda de neve acima de 900/1.100 metros, com acumulação que poderá ser superior a cinco centímetros”.

Já na sexta-feira, o IPMA divulgou que a temperatura iria baixar a partir de domingo em Portugal continental, podendo atingir a meio da semana os -5 graus Celsius nas áreas interiores do Norte e Centro, devido à passagem de “superfícies frontais frias que atravessam o território de norte para sul, às quais estão associadas massas de ar polar, provenientes de noroeste”.