Presidente ucraniano pede apoio a Portugal no Parlamento

Presidente ucraniano pede apoio a Portugal no Parlamento

21/04/2022 0 Por Rmetropolitana

Texto escrito por Tiago Vasques

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursou hoje 15 minutos no Parlamento português, numa cerimónia onde estiveram presentes altas figuras de Estado, mas sem o PCP.

A presidir a cerimónia esteve o Presidente da Assembleia da Républica, Augusto Santos Silva, e, para além de 224 dos 230 deputados da Assembleia, estiveram presentes também o Presidente da Républica, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-Ministro, António Costa, a Ministra da Defesa, Helena Carreiras, a Ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e, em substituição do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, infetado com COVID-19, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Francisco André. Foram convidados também o Presidente do Tribunal Constitucional, diversos conselheiros de Estado e ex-Presidentes da República e primeiros-ministros.

No seu discurso, o Presidente Zelensky pediu apoio militar e armamento ao Governo português, mas também mencionou o reforçar das sanções à Rússia, com o boicote de empresas e barcos e o embargo de petróleo russo. O presidente também afirma esperar contar com o apoio de Portugal na adesão à UE.

Zelensky relatou ainda o rasto de destruição, morte e tortura deixado pelas tropas de Vladimir Putin e defendeu a luta contra a propaganda russa, comparando todas estas ações com a II Guerra Mundial e fez uma alusão ao 25 de abril ao se relembrar da revolução ucraniana de 2014: “O vosso povo vai daqui a nada celebra o aniversário da Revolução dos Cravos e sabem perfeitamente o que estamos a sentir”.

No final do seu discurso, o Presidente ucraniano foi aplaudido de pé por todos os membros do Parlamento, antes de se escutar o discurso do Presidente da Assembleia.