Prémios do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro em Oliveira de Azeméis distinguem talento e incentivam jovens músicos
05/07/2025Os prémios do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro, que decorre em Oliveira de Azeméis, serão atribuídos aos três primeiros classificados em cada um dos 10 instrumentos a concurso, distribuídos pelos respetivos escalões: infantil, juvenil, júnior e sénior. Além destas distinções, os vencedores absolutos de cada escalão receberão um prémio adicional, acrescido ao valor do primeiro prémio da prova.
De acordo com o regulamento do concurso, o prémio de vencedor absoluto de escalão será concedido ao participante que obtiver a maior pontuação na prova final dentro do seu escalão. A competição prevê ainda a atribuição do Prémio Aldina Valente, que premiará os concorrentes mais velhos classificados em primeiro lugar nas categorias de madeiras e metais.
Para Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, o concurso é “financeiramente atrativo, tendo em conta o montante global dos prémios, que refletem o reconhecimento do talento e constituem um estímulo para os jovens músicos participantes nesta importante prova”.
O autarca destaca ainda que “o valor total dos prémios contribui para impulsionar a qualidade artística do festival e promover o surgimento de novos valores no panorama musical”. Além do seu carácter monetário, os prémios são um “grande incentivo para que os jovens vencedores continuem a apostar no seu percurso profissional, potenciando a divulgação do seu trabalho”, conclui Joaquim Jorge.
Foto: CM de Oliveira de Azeméis



