Póvoa de Varzim quer comprar terreno do antigo campo de treinos do Varzim para criar alameda com parque subterrâneo
19/06/2025A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, a apresentação de uma manifestação de interesse para a compra do terreno do antigo campo de treinos do Varzim Sport Clube. O município avaliou a proposta em cerca de 2,4 milhões de euros.
O terreno fica junto à marginal norte da cidade, entre o estádio do Varzim — que atualmente compete na Liga 3 — e o novo Póvoa Arena, pavilhão multiusos em fase final de construção, localizado no espaço onde antes funcionava a Praça de Touros.
A autarquia considera a aquisição uma peça fundamental para a requalificação da zona envolvente ao Póvoa Arena, com a criação de um parque de estacionamento subterrâneo para algumas centenas de carros e uma alameda arborizada na superfície.
A oportunidade para a compra surge no âmbito do Plano Especial de Revitalização (PER) do clube, que regulariza a sua situação fiscal e tributária e implicou a venda pública de parte do seu património. Já foi vendida a antiga sede do Varzim, no centro da cidade, por 663 mil euros, mas o terreno do campo de treinos, com preço base de 2,58 milhões, não despertou interessados.
Após questionamento do clube, a Câmara avaliou o processo e propôs a compra por 2,4 milhões de euros, com avaliação técnica própria. A decisão final cabe aos sócios do Varzim em Assembleia Geral, além da aprovação da Assembleia Municipal e do Tribunal de Contas, num processo que poderá levar vários meses.
“A decisão de alienação deste património para a câmara municipal tem de ser uma decisão dos sócios do Varzim, a ser tomada em Assembleia Geral do clube. O que demos nesta reunião de câmara foi um primeiro passo para um projeto de futuro”, afirmou o presidente da Câmara, Aires Pereira.
O plano aprovado para a zona prevê um parque semienterrado com dois pisos e a reabilitação da área exterior ao Póvoa Arena. Parte do financiamento poderá vir de verbas associadas à concessão da zona de jogo, que está em renovação, e que poderá apoiar projetos de promoção turística da cidade.
Além do apoio da maioria PSD na Câmara, os dois vereadores do PS também votaram favoravelmente. João Trocado da Costa, vereador socialista, salientou que o terreno é estratégico para resolver a falta de estacionamento e largura viária provocada pela construção do Póvoa Arena.
O vereador do PS defende um parque subterrâneo com capacidade para 450 a 500 lugares e um espaço verde na superfície.
Foto: DR



