
Póvoa de Varzim: Balasar celebra Beata Alexandrina com três dias de festa religiosa no ano do Jubileu da Esperança
08/10/2025A freguesia de Balasar, no concelho da Póvoa de Varzim, prepara-se para celebrar, entre os dias 11 e 13 de outubro, a festa em honra da Beata Alexandrina, assinalando o 70.º aniversário da sua morte. Em pleno ano jubilar, todas as celebrações decorrem sob o lema “Celebrar a Alegria e a Graça do Jubileu da Esperança” e terão lugar no futuro santuário, ainda em construção, mas já pronto a receber os fiéis com as devidas condições de segurança.
As festividades iniciam-se no sábado, dia 11, às 15h00, com uma celebração dedicada às crianças e adolescentes. À noite, pelas 21h00, realiza-se a tradicional procissão de velas, que parte da Casa de Alexandrina e segue em direção ao novo santuário, com os andores da Beata Alexandrina e do Imaculado Coração de Maria. No final, terá lugar um momento de adoração eucarística conduzido pelos jovens, com meditação sobre o tema “Jubileu, Ano da Graça do Senhor”.
No domingo, 12 de outubro, o acolhimento aos peregrinos começa às 8h00, seguido da oração da manhã às 9h00. Às 10h30, celebra-se a Eucaristia com a dedicação do altar e do ambão, presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro. Durante a tarde, a partir das 15h00, haverá exposição do Santíssimo Sacramento para adoração, acompanhada de uma meditação intitulada “Como Alexandrina Viver a Alegria da Esperança”. O dia termina com uma segunda missa, às 17h00.
Na segunda-feira, 13 de outubro, os peregrinos voltam a ser recebidos a partir das 8h00. Às 9h00 realiza-se a oração da manhã e, às 10h30, nova celebração eucarística presidida por D. José Cordeiro. Durante os três dias haverá sacerdotes disponíveis para atendimento de confissões.
Para quem não puder participar presencialmente, todas as celebrações serão transmitidas em direto na página de Facebook do Santuário Alexandrina de Balasar. A festa em honra da Beata Alexandrina, conhecida como a “Santinha de Balasar”, volta assim a mobilizar milhares de fiéis, num ano particularmente simbólico para a comunidade religiosa local.
No próximo fim de semana, de 11, 12 e segunda-feira, 13 de outubro, a freguesia de Balasar celebra a festa em honra da Beata Alexandrina, ao assinalar o 70º aniversário da sua morte. No ano do Jubileu, todas as celebrações dedicadas à Santinha de Balasar têm como mote “Celebrar a Alegria e a Graça do Jubileu da Esperança e terá como cenário o futuro santuário, ainda em construção, com as devidas medidas de segurança.
A primeira atividade religiosa será no dia 11, sábad, às 15 horas e pensada para as crianças e adolescentes. À noite, às 21 horas, realiza-se a procissão de velas, que sai da Casa de Alexandrina para o novo santuário, com o andor da Beata e do Imaculado Coração de Maria. No final, haverá uma adoração eucarística pelos jovens e meditação sobre “Jubileu, Ano da Graça do Senhor”.
No domingo, 12 de outubro, às 8 horas inicia-se o acolhimento ao peregrino, que fica completo depois, da oração da manhã, às 9 horas. Mais tarde, pelas 10h30, há a celebração da santa missa, com dedicação ao altar e ambão e, que será presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro. A partir das 15 horas, o Santíssimo ficará exposto para adoração e haverá lugar a uma meditação sobre “Como Alexandrina Viver a Alegria da Esperança”. No final, às 17 horas haverá nova missa.
No domingo, 13 de outubro, o Santuário volta a receber os peregrinos, seguido de oração da manhã, às 9 horas e missa, às 10h30, também presidida por D. José Cordeiro. Durante os três dias, haverá sacerdotes disponíveis para atender à confissão. As celebrações serão transmitidas em direto na página do Facebook Santuário Alexandrina de Balasar.
Foto: DR