
Póvoa de Varzim avança para as dragagens de desassoreamento no Porto de pesca
05/04/2023As dragagens de desassoreamento no Porto da Póvoa de Varzim vão ser iniciadas durante este mês de abril. É o que avança à Antena 1 o Ministério da Agricultura, que tutela a área das pescas.Na segunda-feira, o presidente da autarquia dizia na Antena 1 que estava em risco a maior frota de pesca artesanal do país e que a falta de dragagens no Porto, sem data nem orçamento previstos, punha em causa não só os pescadores, que não tinham condições para sair para o mar, mas milhares de pessoas que dependem da fileira da pesca.
Numa resposta escrita a questões colocadas pela Antena 1, o Ministério da Agricultura que tutela a área das pescas diz que estão a ser realizados os levantamentos e estudos topohidrogáficos no sentido de serem iniciadas as dragagens durante este mês de abril e que será executada uma dragagem de 60.000 metros cúbicos que neste momento é o adequado para manter e garantir a segurança da navegação.
Nas respostas enviadas à Antena 1 o Ministério da Agricultura que tutela a área das pescas afirma que o Plano Plurianual de Dragagens de manutenção dos portos de pesca do Norte no triénio 2021-2023 está em normal execução.
Relativamente ao porto de pesca da Póvoa de Varzim e conforme as boas práticas na atividade de dragagens, após ter terminado o inverno marítimo, estão a ser realizados os levantamentos e estudos topohidrogáficos, no sentido de serem iniciadas as dragagens durante o mês de abril.
Será executada uma dragagem de 60.000 metros cúbicos que neste momento é o adequado para manter e garantir a segurança da navegação.
A rádio pública já contactou o presidente da Camara da Póvoa de Varzim. Aires Pereira soube pela Antena 1 e diz que é uma boa noticia que espera que se torne realidade. O autarca diz que vai ficar atento à sua execução.