Póvoa de Varzim assinala Dia Internacional do Cuidador Informal no Diana Bar
07/11/2025 0 Por Angelo Manuel MonteiroA Póvoa de Varzim celebrou esta quarta-feira, 5 de novembro, o Dia Internacional do Cuidador Informal, numa cerimónia que decorreu no Diana Bar. A iniciativa foi promovida pela Unidade Local de Saúde (ULS) Póvoa de Varzim/Vila do Conde e pelo Instituto de Segurança Social, I.P. – Núcleo da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, em parceria com o Município da Póvoa de Varzim.
A Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, marcou presença no evento, considerando “uma coincidência muito feliz” este ser o seu primeiro ato oficial desde que tomou posse como autarca. Na ocasião, reforçou que “cuidar da cidade e dos cidadãos” é o seu compromisso para os próximos quatro anos.
Andrea Silva destacou ainda a importância crescente da data, sublinhando que a sua comemoração é um sinal claro de valorização dos cuidadores informais, cujo trabalho muitas vezes passa despercebido:
“Este caminho de valorização do cuidador informal tem sido muito importante. Conseguimos perceber que existem pessoas disponíveis para este cuidado — um cuidado difícil, que exige muito de nós.”
A autarca garantiu que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim estará sempre disponível para apoiar os cuidadores informais, assegurando-lhes acompanhamento e proximidade:
“Podem contar com as nossas equipas, com a nossa compreensão e dedicação.”
Em representação da Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Helena Rocha lembrou que ser cuidador informal é “uma missão que requer muita dedicação, coragem, amor e sacrifício”, defendendo que é essencial “cuidar de quem cuida”.
Já Cecília Mendes, do Instituto de Segurança Social, agradeceu o “trabalho e dedicação dos cuidadores” às pessoas que apoiam diariamente, realçando o valor humano e social desta função.
Com o objetivo de aliviar o peso emocional e físico associado a esta missão, o evento contou com uma sessão de Yoga do Riso, dinamizada por Carolina Vilano, e com a atuação do Grupo de Cantares da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, terminando com um lanche convívio.
A celebração do Dia Internacional do Cuidador Informal na Póvoa de Varzim foi um momento de reconhecimento, partilha e valorização de todos aqueles que dedicam o seu tempo e esforço ao cuidado dos outros — um gesto que, como recordou Andrea Silva, “é um verdadeiro ato de amor e cidadania.”
Foto: CM Póvoa de Varzim



