
Portugal eliminado nos quartos de final do Europeu de Sub-21 pela segunda edição consecutiva
21/06/2025A seleção portuguesa de sub-21 voltou a despedir-se do Campeonato da Europa nos quartos de final, ao ser derrotada pelos Países Baixos por 1-0, este sábado, em Zilina, na Eslováquia. Esta foi a única derrota de Portugal em quatro jogos na competição, suficiente, no entanto, para ditar o adeus à prova.
Num jogo marcado por várias oportunidades desperdiçadas, os comandados de Rui Jorge, que está à frente da seleção há 14 anos e meio, jogaram em superioridade numérica desde os 21 minutos, após a expulsão de Ruben van Bommel por acumulação de amarelos. Mesmo assim, Geovany Quenda falhou um penálti aos 31 minutos, desperdiçando a melhor ocasião de golo da equipa das ‘quinas’.
O golo decisivo surgiu já na reta final da partida, aos 84 minutos, por intermédio do suplente Ernest Poku, que selou o triunfo neerlandês e confirmou a eliminação portuguesa.
Com esta derrota, Portugal falha pela quinta vez o apuramento para as meias-finais em 10 presenças em fases finais do Europeu de sub-21, mantendo como melhores desempenhos os três vices (1994, 2015 e 2021) e o terceiro lugar alcançado em 2004. Esta é também a segunda eliminação consecutiva nos quartos, após o desaire frente à Inglaterra em 2023.
Os Países Baixos, campeões em 2006 e 2007, seguem agora para as meias-finais, onde irão defrontar o vencedor do duelo entre Espanha e Inglaterra, em Bratislava, na próxima quarta-feira.
A seleção portuguesa continua, assim, sem conquistar o troféu europeu de sub-21, um dos poucos títulos ainda em falta no palmarés das seleções nacionais, ao lado dos mundiais de seniores e sub-17.
Foto: UEFA