
Portugal conquista Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática com oito medalhas
20/04/2025A seleção portuguesa de ginástica acrobática fez história no último domingo, ao conquistar o primeiro lugar no Campeonato da Europa, que decorreu no Luxemburgo ao longo da semana passada. Portugal somou um total de oito medalhas: quatro de ouro, uma de prata e três de bronze, assegurando o lugar mais alto do pódio europeu. Israel ficou em segundo lugar e a Ucrânia em terceiro.
O grande destaque da competição foi o grupo feminino composto por Alícia Santos, Leonor Carreira e Ema Fernandes, que arrecadou três medalhas de ouro nas provas de all-around, dinâmico e equilíbrio. Nesta última, as atletas alcançaram a pontuação mais alta de toda a competição, com 29.440 pontos, segundo a Federação de Ginástica de Portugal.
No Coque – Centre National Sportif et Culturel, o par masculino formado por Miguel Lopes e Gonçalo Parreira brilhou também com o ouro na prova de dinâmico, com 27.890 pontos, conquistando ainda duas medalhas de bronze nas categorias de equilíbrio e all-around. Já o par feminino, constituído por Beatriz Carneiro e Inês Faria, garantiu a medalha de prata na prova de equilíbrio.
No escalão de júniores, o grupo masculino de João Samico, Tomás Martinho, Jorge Silva e Gabriel Vilela subiu ao lugar mais alto do pódio, ao vencer o ouro na prova de all-around. A fechar o quadro de medalhas para Portugal, Lara Fernandes e Guilherme Henriques conquistaram o bronze na prova de dinâmico.
Esta prestação histórica reforça o estatuto da ginástica acrobática nacional no panorama europeu, com os ginastas portugueses a demonstrarem excelência, técnica e consistência ao mais alto nível competitivo.
Foto: FP Ginástica