
Porto. Pedro Duarte admite “portajar e portajar bastante” a VCI, que considera “um cancro no meio da cidade”
13/07/2025Pedro Duarte, candidato à Câmara Municipal do Porto, defendeu este domingo a necessidade de “portajar e portajar bastante” a Via de Cintura Interna (VCI), que classificou como “um cancro no meio da cidade”.
O candidato social-democrata considera que esta medida é essencial para desincentivar a utilização excessiva da VCI, sobretudo por veículos pesados, e promover a utilização da Circular Regional Exterior do Porto (CREP), que, na sua opinião, se encontra subaproveitada.
“Temos de ter coragem de enfrentar o problema. A VCI é um cancro no meio da cidade e deve ser bastante portajada”, afirmou Pedro Duarte, sublinhando que esta via tem um impacto muito negativo na mobilidade e na qualidade de vida no Porto.
O objetivo, segundo o candidato, passa por reduzir o tráfego intenso que diariamente atravessa o centro urbano, libertando espaço para uma mobilidade mais sustentável e segura.
A proposta deverá ser alvo de debate nas próximas semanas, num momento em que a mobilidade e o congestionamento rodoviário se assumem como temas centrais na corrida autárquica.
Foto: Facebook Pedro Duarte