Porto domina ranking das melhores escolas secundárias do país

Porto domina ranking das melhores escolas secundárias do país

04/04/2025 0 Por Rmetropolitana

O distrito do Porto lidera o ranking das melhores escolas secundárias, com três colégios no pódio e um total de 33 estabelecimentos entre os 100 primeiros lugares. Destes, 11 são escolas públicas.

O Norte do país continua, assim, a destacar-se no panorama nacional do ensino.

Lisboa surge na segunda posição, com 26 escolas no top 100, incluindo cinco públicas.

Entre as 652 escolas analisadas, o Norte coloca 43 no grupo das melhores, seguido do Sul com 33, do Centro com 21, dos Açores com uma escola, da Madeira com outra (pública) e da Escola Portuguesa de Luanda.

O topo da tabela continua a ser dominado por colégios privados. Apenas 35 escolas públicas integram a lista das 100 melhores médias, uma ligeira quebra face às 37 do ano passado. O primeiro agrupamento público a surgir no ranking ocupa a 39.ª posição: trata-se da Escola Dr. Ferreira da Silva, de Oliveira de Azeméis (Aveiro), que subiu 11 lugares face ao ano anterior.

Nos exames nacionais, 47 escolas — apenas três públicas — conseguiram uma média superior a 14 valores. Em contrapartida, 62 escolas (9,5% do total) registaram médias abaixo de 10 valores.

Ainda assim, 90,5% das escolas conseguiram médias positivas.

Este ranking reflete os últimos exames realizados sob o regime de acesso ao Ensino Superior criado durante a pandemia.

Em 2024, os exames do 12.º ano ainda contaram apenas para o ingresso no ensino superior, beneficiando alunos com melhores desempenhos e intenção de prosseguir estudos.

Com as alterações aprovadas pelo anterior Governo, os exames voltam agora a contar para a conclusão do ensino secundário, passando a ser obrigatórios para todos os alunos.

A prova de Português volta a ser obrigatória e os exames poderão representar até 60% da média de acesso ao ensino superior — até agora, o peso máximo era de 50%.

As disciplinas opcionais com médias mais altas deixam igualmente de valer tanto quanto uma disciplina trienal ou bienal.

Notícia desenvolvida por Mariana Mesquita

Foto: Igor Martins/Global Imagens