
Porto com altos vestígios de droga nas águas residuais
22/03/2023(Texto de Daniel Pinho)
Num estudo do Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência (EMCDDA), referente aos anos 2021/2022 e que analisou as águas residuais de 104 cidades e 20 Estados-membro da União Europeia e da Turquia, revelou o Porto, Lisboa e Almada como pares das grandes cidades europeias.
Este estudo analisou a presença de 6 diferentes drogas (cocaína, metanfetamina, anfetamina, MDMA, cetamina e canábis) que foram encontradas nas águas residuais de quase todas as 104 cidades abrangidas.
No que toca ao Porto, observou-se um ligeiro aumento em relação a 2021, no uso de canábis, contudo, Portugal é dos países onde se registou a maior presença desta, que é a droga mais consumida pela Europa.
Em relação à cocaína, o consumo na Invicta revelou-se estável nos dois anos, apesar do contínuo crescimento do consumo a nível global. Esta estabilidade acontece também no caso da MDMA/ecstasy como é geralmente referida.
O uso de metanfetaminas e a cetamina não se evidenciou na cidade do Porto, segundo o estudo. Já as anfetaminas apresentaram no panorama nacional valores não significativos.