Porto apela ao transporte público para festa de Passagem de Ano na Avenida dos Aliados

Porto apela ao transporte público para festa de Passagem de Ano na Avenida dos Aliados

29/12/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Câmara Municipal do Porto apelou ao uso do transporte público para aceder à festa de Passagem de Ano na Avenida dos Aliados, uma vez que o trânsito na zona estará cortado a partir das 19h00 de quarta-feira.

Segundo o Plano de Mobilidade e Segurança apresentado esta manhã, o acesso à Avenida dos Aliados – palco de concertos e animação – ficará fechado à circulação automóvel entre as 19h00 de quarta-feira e as 07h00 de quinta-feira. O perímetro rodoviário será limitado a norte pela Rua Gonçalo Cristovão e Rua do Almada, a sul pela Praça Almeida Garrett, a este pela Praça da Batalha e Praça dos Poveiros, e a oeste pela Rua dos Clérigos e Rua de São Filipe de Nery.

O Metro do Porto terá serviço ininterrupto durante toda a madrugada de quinta-feira, embora a estação dos Aliados esteja encerrada entre as 19h00 de quarta e as 05h00 de quinta-feira. O acesso à avenida poderá ser feito pelas estações da Trindade e de São Bento. Já os autocarros da STCP circularão com alterações de percurso entre as 19h00 e as 07h00, informações que podem ser consultadas na página oficial da empresa.

O acesso à zona dos concertos será permitido apenas a pé, por seis pontos de entrada com revistas de segurança, para impedir a entrada de objetos perigosos, explicou o superintendente Raúl Curva, segundo comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP.

A circulação na área em torno da Câmara Municipal estará proibida entre as 21h30 e a 01h00 devido ao fogo de artifício programado para a meia-noite.

A festa começa às 22h00 com o concerto dos Clã, seguindo-se o espetáculo multimédia e fogo de artifício à meia-noite, concebido pelos Grandpa’s Studio. Às 00h30 sobe ao palco Nininho Vaz Maia, encerrando a noite o DJ set dos Beatbombers, dupla formada por DJ Ride e Stereossauro.

“A qualidade da programação e a tradição de vir ao Porto na Passagem de Ano garantem uma noite com muita gente, alegria e uma entrada em 2026 no Porto da melhor maneira”, afirmou a vice-presidente da Câmara Municipal, Catarina Araújo.

Foto: DR