Polícias protestam contra adiamento do pagamento de suplemento especial

Polícias protestam contra adiamento do pagamento de suplemento especial

30/03/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) organiza, esta terça-feira, concentrações em Lisboa e no Porto para contestar o adiamento, por dois meses, do pagamento do suplemento especial destinado aos polícias que trabalham na investigação criminal.

A manifestação está marcada para as 17h00, em frente às instalações dos comandos metropolitanos da PSP das duas cidades. A ASPP denuncia que os profissionais foram surpreendidos em março com a ausência do pagamento deste suplemento especial, no valor de 150 euros mensais, apenas tendo tomado conhecimento da falha ao receberem os respetivos recibos de vencimento.

Mais tarde, os agentes foram informados pelos recursos humanos da PSP de que o pagamento do suplemento seria diferido por dois meses, significando que o valor correspondente a março só será pago em maio.

A Direção Nacional da PSP justificou esta medida como uma tentativa de “harmonização” com outros suplementos, como o de turno ou de piquete, que são pagos dois meses após a sua realização. O objetivo, segundo a PSP, é tornar o processamento mais eficaz e ajustado aos dias de serviço efetivamente prestados.

No entanto, a ASPP contesta esta decisão, alegando que o adiamento traz prejuízos financeiros aos polícias da investigação criminal, que ficarão sem receber o suplemento durante dois meses, afetando o seu orçamento mensal e o reconhecimento do seu trabalho.

Foto: ASPP/PS