PJ detém quatro suspeitos de narcotráfico em operação no Grande Porto
12/02/2026A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na passada quarta-feira, quatro homens com idades entre os 33 e os 45 anos, no âmbito de uma operação de combate ao narcotráfico, com especial incidência na região do Grande Porto, revelou esta quinta-feira aquela força de investigação criminal.
Em comunicado, a PJ refere que a operação decorreu em vários pontos do país, tendo sido realizadas mais de uma dezena de buscas. De acordo com a nota de imprensa, quase todos os detidos possuem antecedentes criminais relacionados com tráfico de estupefacientes.
Segundo a PJ, estão em causa duas investigações distintas, iniciadas no final de 2024, dirigidas a redes de tráfico de droga com ramificações internacionais, que utilizavam o porto marítimo de Leixões como principal porta de entrada na Europa de grandes quantidades de cocaína.
As diligências, desenvolvidas em estreita colaboração com a Autoridade Tributária e Aduaneira, já tinham permitido, em fevereiro de 2025, a realização de duas grandes apreensões de droga no Porto de Leixões. Na ocasião, foram identificados dois contentores de transporte marítimo que ocultavam mais de 420 quilogramas de cocaína, com elevado grau de pureza.
Apesar de autónomas, as duas investigações decorreram em paralelo, uma vez que alguns dos suspeitos estariam alegadamente envolvidos em ambos os processos, aproveitando a sua capacidade de extrair substâncias ilícitas do porto marítimo.
A operação agora desencadeada mobilizou cerca de 50 operacionais e resultou na apreensão de diversos elementos probatórios, tendo como objetivo assegurar a detenção dos suspeitos e a preservação da prova nos dois inquéritos.
Os quatro detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, onde serão aplicadas as respetivas medidas de coação.
Foto: PJ


