
Pirata informático Russo detido pela PJ em Gaia
17/07/2023Um cidadão russo com 43 anos, que reside em Gaia e tem nacionalidade portuguesa, está em prisão preventiva por suspeitas venda de dados de cartões de créditos de mil pessoas, a maioria delas portuguesas e ainda software para ataques informáticos, avança o Jornal de Notícias.
A medida de coação foi determinada pelo Tribunal de Instrução do Porto depois de uma ação conjunta entre a Polícia Judiciária e o FBI (polícia de investigação criminal norte-americana).
Fontes ouvidas pelo jornal apontam que, de acordo com a polícia norte-americana, o suspeito geria um fórum, denominado Verified Forum, acessível através da “clearnet” (internet generalizada acessível através de motores de busca generalizados), quer através da “darknet” (usando a rede TOR, usualmente utilizada para atividades criminosas).
O FBI terá informado que desde julho de 2019 todas as mensagens publicadas numa conta – “VBKREZ” – por esse utilizador se reportavam a transações financeiras feitas através do Verified Forum, havendo ainda registo de transferências de criptomoedas. Após a análise ao computador do suspeito foi descoberto que ele teria a palavra-passe da conta.
Nas buscas domiciliárias efetuadas pela PJ, o suspeito terá sido encontrado a trabalhar no computador, que tinha o Verified Forum aberto no desktop, havendo ainda um ficheiro aberto no computador com informação de milhares de transações ligadas ao Verified Forum.
De acordo com o jornal o suspeito tinha ainda o equivalente a 40 mil euros em criptomoedas.