
Pedro Duarte promete transportes gratuitos e plantação de 15 mil árvores no Porto
24/06/2025O candidato da coligação PSD, IL, CDS-PP e independentes à Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, apresentou esta terça-feira, 25 de junho, os principais pontos da sua candidatura, destacando a promessa de transportes públicos gratuitos para todos os residentes da cidade, num investimento anual estimado em cerca de 25 milhões de euros. O anúncio foi feito perante uma plateia de cerca de 400 pessoas, num jardim anexo à Torre dos Clérigos, contando com a presença do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e do ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim.
Pedro Duarte, cabeça de lista da coligação “O Porto Somos Nós” — que reúne PSD, IL, CDS-PP e independentes — explicou que a gratuitidade abrangerá toda a rede de transportes do Porto. O investimento será financiado através de fundos europeus, aumento da taxa turística e da receita proveniente do estacionamento para não residentes.
Além dos transportes, o candidato comprometeu-se a plantar 15 mil árvores durante o primeiro mandato, reforçando a sua visão de um Porto com “mais árvores, mais espaços verdes, menos carros e menos ruído”.
Nas prioridades sociais, Pedro Duarte destacou o combate à solidão dos idosos e a intenção de retirar das ruas “as centenas de sem-abrigo” que atualmente existem no Porto. Sobre o turismo, defendeu um “turismo inteligente”, que respeite tanto visitantes quanto residentes.
No setor da saúde, propõe a criação de um serviço municipal que potencie os hospitais, universidades e centros de investigação da cidade, fazendo do Porto um modelo nacional e internacional nos cuidados primários.
Quanto à habitação, Pedro Duarte pretende criar habitação digna e acessível para os jovens, reutilizando edifícios devolutos do Estado e do município. Referiu que 13% dos habitantes do Porto vivem em habitação social — muito acima da média nacional de 3% — e que o seu objetivo passa por “resolver este problema sem expulsar ninguém, mas reduzindo a dimensão de alguns bairros sociais”.
No âmbito da segurança, propõe a criação de equipas municipais para fiscalização da imigração ilegal e irregular, alertando que quem venha viver no Porto deverá respeitar as leis, normas sociais e valores civilizacionais do país. Para reforçar a segurança, anunciou o aumento em 100 agentes da Polícia Municipal, exigindo ao Estado um reforço equivalente para a PSP no Porto, além de investimentos em iluminação pública e videovigilância.
Pedro Duarte concluiu o seu discurso destacando a cultura, a inovação e a ciência como vetores para atrair jovens criadores e investigadores, fazendo do Porto a capital do conhecimento e da tecnologia.
O antigo ministro e presidente da Comissão de Coordenação da Região do Norte, Luís Valente de Oliveira, foi apresentado como mandatário da candidatura.
Além de Pedro Duarte, foram já anunciados outros candidatos à Câmara do Porto: Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU), Nuno Cardoso (Porto Primeiro), Vitorino Silva (RIR), António Araújo (Porto à Porto), Aníbal Pinto (Nova Direita), Sérgio Aires (BE) e o atual vice-presidente Filipe Araújo, como independente.
O atual executivo municipal é composto por seis vereadores do movimento independente de Rui Moreira, três do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE. As eleições autárquicas estão previstas para ocorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro de 2025.
Foto: Pedro Duarte Facebook